Postado por Dennis Mantovani em 30-03-2020 17:04

Quais são as profissões da área da saúde que estão em alta?

 
 
 
 
 
 
 
Biomedicina é uma das das profissões da área da saúde que estão em alta

Biomedicina é uma das das profissões da área da saúde que estão em alta

As profissões da área da Saúde sempre são requisitadas, mesmo em tempos de crise. O principal motivo dessa constante demanda é o que elas oferecem para a população: cuidados com o bem-estar biológico, psicológico e social (também conhecido como “biopsicossocial”).

Isso faz dessas áreas de atuação uma das melhores escolhas para quem quer apostar em um futuro seguro. Entretanto, algumas das profissões da saúde possuem mais destaque e crescem mais do que outras.

Continue a leitura e veja quais cursos de saúde em São Luís devem receber mais a sua atenção na hora de escolher uma faculdade!

Biomedicina

A Biomedicina é a graduação na área da Saúde responsável pela pesquisa das doenças humanas. Ela tem o objetivo de entender causas, efeitos, mecanismos e criar ou aprimorar os diagnósticos e tratamentos, promovendo suporte para a área de Medicina.

Podemos dizer que mesmo fora da faculdade o trabalho do biomédico é muito voltado para a pesquisa e experimentação,seja em clínicas, hospitais, indústrias ou laboratórios realizando análises, diagnósticos e manipulando substâncias.

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) a área conta com 30 diferentes especializações. Você pode conferir a lista completa no próprio site da Instituição.

Esse curso é uma das grandes apostas da área da Saúde para o futuro. Segundo o levantamento feito pelo site Guia da Carreira, a procura por biomédicos aumentou em 19% e o salário teve um acréscimo de 12% nos últimos anos.

Veja também:

Farmácia

Farmácia é o campo do conhecimento que tem sua área de atuação voltada para o estudo do funcionamento de fármacos, medicamentos e drogas, bem como seu efeito em usuários e possíveis reações típicas e adversas.

O farmacêutico pode trabalhar em farmácias (e esse é o principal contato que temos com esse profissional), mas ele também é responsável por produzir e testar medicamentos, além de fazer análises e exames bioquímicos.

Essa área é interessante em qualquer lugar do mundo, mas no Brasil ela tem dois destaques. O primeiro é o fato de sermos o sexto maior mercado farmacêutico do mundo. Corroborando com isso, o Conselho Federal de Farmácia comunicou que em 2018 a área foi a terceira carreira que mais contratou (foram 38.607 novas admissões formais).

Veja também:

Nutrição

Nutrição é a área de atuação responsável pelo cuidado com a saúde no âmbito da segurança alimentar ou atenção dietética. Esse profissional pode trabalhar em diversos ambientes oferecendo seu serviço para pessoas, grupos ou instituições.

O nutricionista faz diagnósticos nutricionais e cria dietas que atendam às necessidades nutricionais de seus pacientes. Ele investiga os hábitos alimentares, estilo de vida, objetivos e faz análises de altura, peso, massa muscular e percentual de gordura.

A Nutrição é um campo que tem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente depois da “onda fitness” que passou a fazer parte da rotina dos brasileiros. Com o aumento da busca por um “corpo perfeito” o cuidado com a saúde também aumentou.

Só no ano de 2019 esse mercado movimentou dois bilhões de dólares no Brasil. Dentre as áreas que estão nesse meio, podemos encontrar as academias, empresas que vendem suplementos, personal trainers. Entretanto, nada disso é realmente eficiente sem a alimentação adequada, é aí que entra o nutricionista.

Veja também:

Fisioterapia

Fisioterapia é o campo da saúde responsável pela atuação preventiva e tratamento de doenças e lesões, sejam elas fruto de vícios de postura, má-formação de alguma parte do corpo ou fraturas.

O fisioterapeuta faz uma avaliação completa de seus pacientes, identifica os atuais problemas e possíveis caminhos de atuação não apenas para tratar os incômodos, mas também para prevenir futuras lesões e fraturas. Ele utiliza treinamentos de postura, massagens, técnicas de fortalecimento e outras estratégias que trabalham com a motricidade.

A Fisioterapia é uma carreira interessante graças ao aumento de praticantes de diversas modalidades de esporte. Além do crossfit, que atualmente é uma febre no País (e quando feito errado gera lesões que precisam de acompanhamento profissional), o crescimento das corridas de rua também deu destaque ao profissional dessa área.

Veja também:

Odontologia

Odontologia é a Ciência da Saúde que estuda, pesquisa e trata do sistema estomatognático (face, cavidade bucal, ossos, musculatura mastigatória, dentes, tecidos, articulações e pescoço).

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), existem 22 especialidades odontológicas reconhecidas pelo órgão. Assim, além de haver uma grande variedade de espaços de trabalho (clínicas, hospitais, empresas, consultórios etc.), o profissional também pode escolher dentre todos esses campos de atuação.

Segundo o levantamento feito pela CWUR, os cursos de Odontologia do Brasil figuram entre os melhores do mundo. Isso dá uma segurança e uma amplitude profissional enorme para os estudantes. Se por um lado isso é positivo, por outro o nosso País enfrenta o problema de ter o maior número de dentistas do mundo — informação divulgada pelo CFO.

Isso significa que essa área não é mais interessante? Pelo contrário. Se olharmos para o levantamento de especialidades que o CFO realizou, veremos que a Ortodontia, por exemplo, conta com 27.779 médicos-dentistas. Por outro lado, áreas como Odontologia do Esporte, Prótese Buco-Maxilo-Facial e Odontogeriatria não chegam a 300 profissionais registrados.

Assim, a Odontologia é uma área que ainda tem muito espaço para crescer,especialmente nas especialidades que não tem tantos profissionais ainda.

Curso de Odontologia

Psicologia

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano. Ela entende as relações que existem entre as pessoas e seu mundo interno (pensamentos, sentimentos, emoções), bem como o impacto que o ambiente tem sobre os indivíduos.

O psicólogo é capaz de identificar comportamentos atípicos e tratar alterações comportamentais, como transtornos de ansiedade, depressão, fobias, inseguranças e falta de habilidade em determinada área (falta de habilidade social, por exemplo).

Durante muito tempo a Psicologia ficou afastada das outras ciências da área da Saúde, principalmente por ser um campo novo do conhecimento. Entretanto, nas últimas décadas, ela se estabeleceu como ciência e o mercado tem crescido.

Curso de Psicologia

Um dos principais impulsos que a Psicologia recebeu foi a obrigatoriedade, instituída pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de os planos de saúde incluírem o atendimento psicológico em sua cobertura. Com isso, a demanda por profissionais da área só tem aumentado.

Além disso, o crescimento das doenças mentais, como a ansiedade e depressão, também gera mais pessoas procurando por ajuda de um profissional capacitado.

Se alguma dessas profissões chamou sua atenção e você quer saber onde fazer um curso de saúde em São Luís, inscreva-se na UNDB e descubra qual é sua melhor opção!

Inscreva-se!

Tópicos: Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Nutrição, curso na área da saúde, Área da Saúde

Postado por Dennis Mantovani em 30-03-2020 17:04