Postado por Dennis Mantovani em 24-07-2018 9:00

Perfil contador: saiba quais competências esse profissional precisa ter!

contabilidade undb

Se você já se perguntou o que faz um contador e foi atrás de respostas, deve ter descoberto que auditoria, perícia contábil, controle de registros de compra e venda e pagamento de tributos são algumas das atividades desenvolvidas por esse profissional.

Mas você sabe o que é preciso para se destacar na profissão de contador? Foi pensando nisso que elaboramos esse post. A seguir você confere algumas das competências do contador que todo profissional da área precisa ter. Não perca!

Curso de Ciências Contábeis

Interesse em se atualizar constantemente

Fazer a graduação em Ciências Contábeis é imprescindível para atuar na área. A capacitação também é importante para prestar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e conseguir o registro profissional.

Da mesma maneira, continuar os estudos depois da faculdade por meio de especializações e se manter atualizado com leitura de notícias e participação em eventos são necessários para que o contador acompanhe as mudanças do mercado.

Responsabilidade ética

Todo profissional deve atuar de acordo com valores que garantam uma boa conduta e isso não é diferentes para o contador. Entretanto, existem algumas questões específicas que regem o código de ética do contador e que você deve estar atento para não infringí-las, o que prejudicaria sua carreira.

Formas de publicidade, formação de preço e sigilo, por exemplo, são alguns dos aspectos regidos pelo código de ética do condutor e aos quais todos os profissionais da área devem estar atentos durante sua prática.

contabilidade undb

Conhecimentos em informática

Assim como em outras áreas, os recursos tecnológicos também têm sido utilizados nas Ciências Contábeis para tornar as atividades mais eficientes e produtivas. Por isso, conhecimento em informática é outra competência importante para carreira do contador.

Recentemente, inclusive, o Governo Federal lançou o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que tem como objetivo integrar e tornar mais fácil o envio de informações fiscais e tributárias das empresas para a Receita Federal. O contador precisa saber atuar nesse cenário.

Comunicação interpessoal

Engana-se quem pensa que o contador deve ter apenas habilidade com os números. Além das planilhas, esse profissional também é acompanhado por diferentes pessoas em seu dia a dia.

Por isso, saber ouvir e se expressar de forma oral e escrita são mais algumas das competências do contador importantes para o mercado. Afinal, é preciso saber apresentar as informações da sua área por meio de reuniões e e-mails para pessoas que nem sempre conhecem as questões técnicas.

Capacidade de análise e pensamento crítico

É provável que essa seja uma das principais competências que você deve desenvolver se deseja prestar vestibular para Ciências Contábeis. Afinal, suas principais atividades envolvem o agrupamento, a interpretação e o processamento dos dados da empresa.

Saber analisar informações e ter pensamento crítico são essenciais para lidar com os números e selecionar quais dados são necessários em cada momento. A atualização constante, inclusive por meio do acompanhamento de notícias sobre economia e política, também é importante para desenvolver esse tipo de raciocínio.

Organização

Outra competência importante para que o contador possa lidar com a grande quantidade de informações e com os prazos legais de suas atividades é a organização. Por meio dela, é possível definir processos de trabalho e sistemas de ordenação de dados que facilitem o trabalho do profissional.

Nesse post, você conheceu algumas das competências do contador que são importantes para se destacar na área. Se você deseja fazer a graduação em Ciências Contábeis, comece a desenvolver essas competências antes mesmo de se formar para ter mais chances de sucesso profissional.

Agora que você sabe como se destacar na profissão de contador, descubra como escolher uma faculdade de Contabilidade em São Luís!

Nova call to action