Postado por Dennis Mantovani em 16-10-2018 9:00

Áreas do Direito para ficar de olho quando você se formar

direito estudar

Depois de decidir por uma faculdade, nem sempre acaba o período de fazer escolhas importantes para os rumos da carreira. Quem faz Direito, por exemplo, ainda precisa escolher uma área de atuação para se concentrar.

Curso de Direito

Se esse é o seu caso, preparamos um post com os principais caminhos que você pode seguir depois de se formar. Continue a leitura e confira as principais características de cada um!

Direito Civil

A área de Direito Civil é uma das primeiras a serem lembradas quando se pensa na atuação de advogados. É por meio dela que casamentos, divórcios e contratos de compra e venda são feitos, por exemplo.

Ou seja, o profissional dessa área vai atuar representando os interesses individuais de seus clientes em ações relativas à propriedade e à família.

Direito Digital

Não dá para negar que a internet já faz parte da maioria da população, não é mesmo? Só no Brasil, são cerca 116 milhões de usuários, segundo dados do IBGE.

Com tantos brasileiros conectados, surge a necessidade do Direito Digital, para atuar em questões de conflito que envolvam plataformas digitais, usuários, empresas de software e outros atores da internet.

Para atuar nessa área é preciso ter conhecimento nas novas legislações que surgem para esse contexto, como a Lei Carolina Dieckmann e o Marco Civil da Internet.

Direito Autoral

Quem trabalha com Direito Autoral se especializa em defender a propriedade intelectual de artistas dos mais diversos segmentos, assim como criadores de obras como poemas, peças literárias, coreografias, fotografias, pinturas, filmagens, partituras etc., para que estes possam se beneficiar do uso de suas ideias e criações.

Para isso, o profissional dessa área entra com ações indenizatórias de uso indevido, além de trabalhar preventivamente auxiliando o criador no registro de obras inéditas e autorizando a interpretações e exibição de originais.

Direito do Consumidor

O Direito do Consumidor é a área que trata das relações de consumo entre clientes e fornecedores de produtos ou serviços. O profissional dessa área pode atuar tanto defendendo os direitos dos consumidores, quanto na defesa de empresas, em casos de inadimplência, por exemplo.

direito estudar

Direito Penal

Sabe aquela imagem que temos dos advogados em filmes e séries, atuando em tribunais na defesa ou acusação de um suspeito de crime? Pois saiba que para trabalhar dessa forma, os formados em direito precisam estudar a área penal, que diz respeito a violações criminais contra pessoas físicas e jurídicas.

Direito Previdenciário

No Direito Previdenciário, o advogado vai representar os interesses de quem busca seus direitos de aposentadoria, pensão, auxílio doença e outros benefícios da previdência social, que é um dos direitos assegurados pela legislação brasileira.

Com as novas leis da Reforma Previdenciária, esse profissional se faz ainda mais necessário, para prestar assessoria e esclarecer quais deveres e direitos se aplicam no novo contexto.

Direito Trabalhista

A nova CLT mudou bastante a noção sobre direitos e deveres relacionados a todos os assuntos de contratação e relações entre patrões e empregados. Tudo o que tenha a ver com contratações, demissões, processos e etc é alvo da atuação do direito trabalhista. A área segue em franca expansão e representa uma ótima oportunidade para futuros egresos.

Essas foram as principais áreas do Direito que selecionamos para você! Já tem em mente em qual você gostaria de atuar depois de se formar?

Aproveite a visita e leia também como escolher o melhor curso de Direito e garanta uma graduação mais completa!

Faça o download gratuito do e-book!

Tópicos: Faculdade de direito

Postado por Dennis Mantovani em 16-10-2018 9:00