Postado por Dennis Mantovani em 28-02-2020 9:55

Conheça as possibilidades de carreira no Marketing Digital!

 
 
 
 
 
 
 
Profissionais de Marketing Digital discutindo estratégias e fazendo brainstorm

Profissionais de Marketing Digital discutindo estratégias e fazendo brainstorm

Temos ouvido bastante sobre a importância do Marketing Digital para o desenvolvimento de um negócio. A partir disso, é notória a relevância que o profissional dessa área vem ganhando no mercado. Um grande exemplo disso é o aumento das turmas em cursos de marketing tecnólogo e/ou bacharelado, buscado por aqueles que pretendem se atualizar ou construir uma carreira nova.

Contudo, a pergunta que não quer calar é: quais são as possibilidades de atuação do setor? Afinal de contas, o campo é um grande guarda-chuva, que abriga segmentos distintos para diferentes profissionais. Quer conhecer os principais cargos desse ramo? Continue acompanhando este artigo e confira a seguir!

Marketing de conteúdo

O profissional de conteúdo é praticamente o porta-voz da empresa. Ele é responsável por abordar os tópicos de interesse do público-alvo e produzir vários formatos de conteúdo — vídeo, blog posts, infográficos, e-books, whitepaper e similares — e depois pensar na divulgação desse conteúdo, ou seja, nos canais adequados para publicá-los. 

Hoje, o especialista nesta área tem um bom conhecimento de SEO (que em português quer dizer “Otimização de Mecanismos de Busca”) e a capacidade de comunicar e organizar informações. Em determinadas equipes, ele também fica responsável por administrar as redes sociais do negócio e, com isso, precisa estar atualizado sobre o que acontece no mundo e ter noções de CRM (Customer Relationship Management).

Social media

O profissional de Social Media geralmente é a pessoa da equipe de conteúdo responsável pela administração de todas as redes sociais da empresa — Facebook, Instagram, Twitter etc. —, ou seja, é quem atua no marketing online do negócio. É ele quem cria conteúdo para cada uma dos canais e monitora os resultados dessas publicações. 

Além de ser capaz de se relacionar com o público e acompanhar as tendências da internet, o social media também sabe como identificar os melhores horários para fazer as postagens, quais conteúdos se adequam melhor em cada canal e, sobretudo, construir uma identidade relevante para a marca.

Assessoria de imprensa

Apesar de nunca associarmos a assessoria de imprensa com o marketing digital, essa é uma das inúmeras estratégias corporativas para conseguir relevância na web e ser mencionada em portais, redes sociais, jornais e páginas de influenciadores digitais. O assessor de imprensa é o responsável por entrar em contato com esse canais e mostrar que a empresa tem um assunto interessante e que é necessário falar sobre ela.

É o profissional que participa de eventos nos quais o público da organização costuma frequentar; divulga a marca aos canais e influenciadores, para fazer com que a empresa seja citada nos meios mais relevantes em seu nicho de atuação e, assim, ganhe destaque no mercado.

Business intelligence

Conforme dissemos inicialmente, planejar o marketing para empresas é indispensável para garantir seu crescimento no mercado. Com isso, muitas pessoas acreditam que o BI (Business Intelligence) é a “mina de ouro” das organizações. O profissional de BI atua em conjunto com o setor de marketing da empresa, pois ele é quem está responsável por criar todos os insights que a marca precisa para otimizar suas campanhas.

Sendo assim, o BI precisa ter um perfil multidisciplinar e transversal. Até então, os profissionais da área de Exatas é que ocupavam esse cargo, porém, com o surgimento de novas tecnologias, esse cenário vem mudando. Atualmente, essa função está aberta a todos que saibam executar as tarefas e sejam especializados na área.

Social CRM

O Social CRM é basicamente uma conexão bem-sucedida entre o BI e o especialista em conteúdo. Como diz o acrônimo, Customer Relationship Management — traduzido para o português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Embora o BI analise a base de clientes e possíveis clientes e, assim, crie uma boa regra de relacionamento, o profissional de CRM é quem deve criar as mensagens para comunicação com essa base.

É o social CRM que, com base nas análises fornecidas pelo BI, define quando é o melhor momento para se comunicar com o cliente após a compra e qual mensagem a marca deve enviar naquele momento.

Se você compra pela Internet e recebe um e-mail com uma lista de produtos relacionados ao produto que você comprou - ou que é hora de comprar o produto novamente, ou, quando lhe enviam algo perguntando como você experimentou algum produto ou serviço, você é um profissional social de CRM por trás dele.

User Experience

O papel de um especialista em user experience em uma equipe é descobrir como o usuário pensa e traduzir isso em um conjunto de atributos que consistem nos seguintes elementos: design, tecnologia, arquitetura da informação, conteúdo e foco da empresa.

Esse profissional é responsável por otimizar a experiência do usuário com a marca, produto ou serviço. Ao falar sobre essas interações e ofertas que ocorrem em interfaces digitais é necessário considerar restrições tanto do sistema como humanas, como o repertório da vida e as restrições físicas, pois é esperado que esse profissional seja capaz de otimizar a conversão.

Essas são as principais carreiras para quem deseja cursar Marketing. Como você pode notar, se trata de um setor amplo e com inúmeras opções para os diferentes perfis de profissionais. A partir disso, basta escolher a melhor faculdade para sua formação. Se você estiver na região maranhense, considere a possibilidade de começar o curso de Marketing em São Luís, na universidade UNDB (Universidade de Ensino Superior Dom Bosco).

Interessou-se pela área? Então, inscreva-se agora no processo seletivo da UNDB e comece a construir sua carreira já!

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Tópicos: Marketing, Curso de Marketing, Marketing Digital

Postado por Dennis Mantovani em 28-02-2020 9:55