Postado por Dennis Mantovani em 13-12-2018 9:30

Entenda melhor a Psicologia como ciência!

 
 
 
 
 
 
 
entenda a psicologia

Embora o comportamento humano seja estudado há séculos, a Psicologia como ciência veio para associar ideias, processos mentais e o comportamento humanos dentro dos grupos sociais.

Trata-se de um ramo ainda em progresso, mas com importantes resultados para a humanidade e sua compreensão.

Curso de Psicologia

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda a Psicologia como ciência!

O que é Psicologia?

O significado de Psicologia nada mais é que o estudo do comportamento humano e sua maneira de pensar, relacionado à sociedade em que vive, levando em consideração as experiências subjetivas.

Afinal, o que motiva certas ações em determinado momento e não em outro? Por que as pessoas se sentem deprimidas? O que leva a diferentes reações frente à mesma situação?

Embora esses sejam questionamentos também filosóficos, eles se tornaram alvo da Psicologia como ciência, que ganhou atenção e campo de aplicação no fim do século XIX. A partir de então, foi possível identificar os processos mentais, suas variações e até distúrbios a serem tratados como problemas de saúde.

Quais são os campos de estudo da Psicologia?

Entre as vertentes da Psicologia estão vários segmentos que buscam maior compreensão sobre da área.

São divisões importantes que permitem aprofundar em determinados aspectos dos estudos, uma vez que quando se diminui o campo de avaliação é possível encontrar mais informações sobre o objeto de observação em si.

Seguem alguns dos principais segmentos da área:

  • Psicanálise: esse ramo busca compreender os fenômenos da mente humana, levando em consideração a interpretação do inconsciente;

  • Behaviorismo: trata-se da compreensão do comportamento humano e as mudanças que podem ser aplicadas a ele;

  • Humanismo: essa vertente preocupa-se menos com distúrbios mentais e foca em questões de realizações pessoais dos seres humanos, avaliando a felicidade, tristeza e outros estados emocionais, buscando contribuir para que a pessoa se sinta bem consigo mesma.

entenda a psicologia

Conheça grandes nomes da Psicologia

Assim como todo ramo, a Psicologia como ciência conta com grandes nomes que deixaram sua marca com contribuições significativas para esse campo.

Por meio de pesquisas, muito estudo e avaliação, eles realizaram descobertas que puderam, inclusive, mudar os rumos da Psicologia como ciência.

Confira alguns desses profissionais:

  • Wilhekm Wundt (1832 – 1920): responsável pelo primeiro laboratório experimental da Psicologia, ele se dedicou a analisar e investigar emoções, ideias e sensações dos pacientes, conseguindo fazer paralelos únicos que diferenciam a Psicologia da Filosofia.

  • Ivan Pavlov (1849-1936): sua maior contribuição para o campo foi a de criar o papel de condicionamento do comportamento, como reflexos e posturas diante de diferentes situações, que podem ser estudadas e modificadas.

  • Jean Piaget (1896-1980): esse profissional da Psicologia focou no desenvolvimento do conhecimento, tornando-se importante também para a Psicologia da educação, influenciado tipos de ensinos em instituições educativas e na criação infantil.

  • Sigmund Freud (1856-1939): conhecido por ser o pai da psicanálise, ele criou a teoria do inconsciente, abordando o emocional, o desenvolvimento da sexualidade e até conflitos vividos pela mente. Essas questões foram extremamente importantes para a evolução da Psicologia.

Para conhecer outros profissionais, leia também o post 4 psicólogos famosos que fizeram a diferença!

Quer fazer a diferença no ramo e entrar no mercado da Psicologia? Comece sua carreira com o curso de Psicologia do Centro Universitário UNDB!

Leia também: Saiba o que você vai estudar em Psicologia quando entrar na faculdade!

Nova call to action

Tópicos: psicologia como ciência

Postado por Dennis Mantovani em 13-12-2018 9:30