Postado por Dennis Mantovani em 06-01-2020 8:42

Descubra o que faz um tecnólogo da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 
 
 
 
 
 
 

A área de Tecnologia da Informação é fascinante e, atualmente, tudo o que está em nossa volta a envolve. Consequentemente, envolve também algum profissional da área. Quando nos referimos ao Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, faremos um spoiler: é uma das poucas profissões onde a procura é maior que o número de profissionais qualificados.

Mas, você sabe realmente o que faz esse profissional ? Ainda não!? Descubra no texto quais as possibilidades de atuação, como anda o mercado de trabalho e como é o curso, para que você possa se tornar um analista de sistemas. Hora de mergulhar no maravilhoso mundo tecnológico!

O Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em São Luís, da da UNDB tem duração de apenas 2 anos. Assim, é extremamente dinâmico e voltado à  atuação profissional. A grade curricular foi cuidadosamente pensada para que você consiga aliar teoria à prática, seja pelo excelente corpo discente ou por nossos modernos laboratórios didáticos. 

Durante o curso você encontrará algumas disciplinas relacionadas à Matemática, Programação e Ambientes Operacionais. Conhecimentos acerca de software, hardware, sistemas integrados e administração de banco de dados são indispensáveis  para a atuação profissional plena, a fim de entregar soluções para os mais variados problemas tecnológicos.

Porém, como a cada dia aparecem novidades nesse meio é fundamental que você continue se atualizando, mesmo após a graduação. Assim, se você quer se tornar um profissional na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é importante que seja  curioso e que goste de aprender.

O que faz o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Esse profissional deve participar de todas as fases dos processos de desenvolvimento de sistemas informatizados. Ou seja, desde para projetar soluções para certos problemas até para trazer mais  segurança aos dados. Para tanto, deve conhecer as estruturas físicas e se manter atualizado quanto às novidades do mercado, dos ambientes digitais e das linguagens de programação.

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em empresas, consultorias, em seu próprio negócio, ou  onde quiser. Afinal, os analistas de sistemas são indispensáveis no mundo informatizado dos negócios. Não é demais recordar que  as grandes tendências do mercado atualmente são na criação de aplicativos para celular, armazenamento em nuvem e segurança digital.

As principais atividades desenvolvidas pelo profissional são:

  • Desenvolvimento de softwares;
  • Gerência  de qualidade de software;
  • Criador de infraestrutura para Tecnologia da Informação (TI);
  • Diretor de TI;
  • Analista de negócios;
  • Consultor.

Como se trata de área dinâmica, você pode esperar sempre um mercado de trabalho promissor. A remuneração varia de acordo com as experiências profissionais, capacitação e habilidades. Segundo o Guia salarial de 2019 da Robert Half, empresa de recrutamento e consultoria, a remuneração de um Gerente de Sistemas pode chegar a R$ 25.000.

Agora que você já sabe o que um Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas faz, ficou ainda mais interessado na profissão? Aprofunde-se mais sobre o assunto e conheça em detalhes a carreira através do texto: Conheça as principais atividades de um analista e desenvolvedor de sistema!

Veja as atividades de um analista de sistema!

 

Tópicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas em São Luís

Postado por Dennis Mantovani em 06-01-2020 8:42