Postado por Dennis Mantovani em 21-02-2020 10:59

7 áreas de atuação para um profissional formado em Logística

 
 
 
 
 
 
 
Profissionais formados no curso de Logística desempenhando suas funções

Profissionais formados no curso de Logística desempenhando suas funções

O curso de Logística faz parte dos cursos de Negócios e Tecnologia e é responsável por treinar especialistas que organizam vários processos para que um produto específico chegue ao usuário final. Claro, esta é uma forma bastante simplificada de descrever a área, afinal, o especialista desse setor precisa entender muito mais do que o funcionamento dos meios de transporte.

Então, para entender a Logística e o mercado de trabalho, elaboramos este conteúdo. Aqui, você verá as principais áreas de atuação possíveis para quem pretende se formar nesse campo. Confira a seguir quais são elas!

1. Planejamento de demanda e estoque

Esta é talvez uma das melhores opções para quem faz o curso de Logística. No Brasil, ainda existem poucos profissionais que usam estatísticas para criar previsões de vendas e usam ferramentas auxiliadas por computador para integrar vendas, produção e logística. Além da integração das indústrias, o logístico que trabalha nessa função cuida da redução de custos e do aumento da qualidade e eficiência dos serviços.

2. Armazenamento e embalagem

Uma das funções desse profissional é otimizar os espaços físicos. Portanto, é responsável por avaliar as condições de armazenamento do ambiente e a identificar as alterações que precisam ser feitas. 

Por exemplo: uma indústria que produz chocolates no Sul do Brasil precisa de alguém que pense na melhor embalagem possível para que o produto detenha a qualidade e a forma a serem distribuídas no Norte e Nordeste do Brasil. 

Pensar nos detalhes da embalagem primária, nas caixas e até no melhor meio de transporte para levar esse produto ao seu destino final é algo que todos que passaram pelo curso de logística aprenderam.

3. Controller logístico

O controlador logístico organiza os processos, realiza a implementação e monitora a execução e todas as etapas. Além disso, esse especialista também é responsável pela definição de indicadores de desempenho relacionados a custos, níveis de serviço, produtividade e parâmetros de desempenho na região. 

Também podemos atribuir ao controlador de logística a função de consultor interno, o qual atua diretamente com o gerente de logística — ou cadeia de suprimentos — para apoiar a tomada de decisão. Nessa função, quem conclui o curso de Logística pode continuar atuando como auditor interno e, assim, revisar a qualidade das informações geradas para calcular os valores pagos aos prestadores de serviços, contratos etc.

4. Cadeia de suprimentos

O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser visto como um progresso na Logística. Nesta área, os graduados do curso não apenas seguem os processos internos, mas também os processos dos parceiros de negócios — fornecedores, transitários e distribuidores finais. 

O objetivo é alcançar a integração entre as partes, tornar os processos mais eficientes, garantir a satisfação do cliente e, consequentemente, criar lealdade. A vantagem desse tipo de gerenciamento é que todos os envolvidos na mesma cadeia de suprimentos trabalham juntos, tornando os processos mais sólidos e eficazes, aumentando a competitividade de todos os participantes.

5. Gestão de transportes e armazéns

O uso das TMS e WMS (Ferramentas de Gerenciamento de Transporte e Armazéns) ainda não foi completamente consolidado no Brasil, portanto, há espaço suficiente para especialistas em ambas as ferramentas. Pode-se dizer que o WMS visa automatizar os processos de recebimento, armazenamento e envio.

Por outro lado, o TMS garante controle máximo sobre o processo de transporte, desde a expedição até a entrega ao cliente. São controles robustos em diferentes fases da cadeia logística. Apesar da possível integração, deve-se notar que o TMS não tem muito a ver com o WMS. 

Enquanto o WMS é centralizado na administração e gerenciamento de unidades de armazenamento, avaliação de inventário e controle de localização de mercadorias armazenadas, o TMS se refere exclusivamente ao gerenciamento de transporte, ou seja, documentação, gerenciamento de manutenção de frota, acionamento de alarmes em caso de desvios de rota e controle de paradas, cálculo automático de frete e processamento de remessas.

6. Processos logísticos

O logístico é o principal responsável por monitorar o processamento do pedido, garantindo que o item certo chegue a tempo no local planejado. Portanto, ele precisa procurar sistemas eficientes para monitorar as operações e organizar sistematicamente todos os dados. 

Por exemplo, em um setor em que os produtos são fabricados do zero é necessário identificar a matéria-prima estocada no armazém, bem como manter os itens na ordem correta, para que possam ser encontrados no momento da fabricação. 

Também é importante gerenciar esses produtos e garantir sua disponibilidade em estoque, a fim de que o processo de fabricação não seja interrompido. Dessa forma, quem passa pelo curso de logística pode fazer toda a coordenação de estoques, pedidos, entregas, criação e análise de relatórios para monitorar os processos.

7. Prevenção de perdas

Enquanto pesquisam maneiras de otimizar o armazenamento e o transporte, aqueles que concluem o curso de logística podem continuar trabalhando como analista, coordenador ou gerente de prevenção de perdas. Embora essa função já tenha um papel de destaque no varejo, ainda não é vista em outros segmentos, portanto, tem potencial para crescer e alcançar resultados na otimização de processos em outros segmentos.

Como você pode ver, o profissional da área da Logística pode trabalhar em diferentes segmentos e funções. Esta é uma carreira em constante evolução, afinal de contas, o crescimento de lojas virtuais aumentou a necessidade de profissionais cada vez mais especializados no setor.

Se interessou pela área? Então, conheça 5 motivos para cursar Logística e dê o primeiro passo rumo à sua carreira de sucesso!

Veja 5 motivos para cursar Logística

Tópicos: Curso de Logística

Postado por Dennis Mantovani em 21-02-2020 10:59