Postado por Dennis Mantovani em 10-02-2020 11:03

Gestão de RH: 6 tendências na área que você precisa saber

 
 
 
 
 
 
 
Tecnologia na área de Gestão de RH

Tecnologia na área de Gestão de RH

Não é novidade que o curso de Recursos Humanos possui um papel fundamental na elaboração de estratégias que visam o crescimento saudável de uma companhia. A partir disso, novas tendências na área do RH surgem todos os anos, prometendo transformar os processos da área.

Tais aplicações são excepcionalmente benéficas para as empresas, já que proporcionam diferenciais competitivos e, posteriormente, se consolidam como elementos fundamentais para quem deseja se destacar no mercado. 

Dessa forma, se você pretende fazer o curso ou já atua como tecnólogo de gestão em Recursos Humanos no mercado de trabalho, é indispensável acompanhar essa mudanças. Confira a seguir quais são elas!

1. Automação dos processos

A primeira de uma das principais tendências de RH é a automação de muitas de suas atividades realizadas. Em qualquer setor de uma empresa, existem inúmeras operações que são consideradas completamente burocráticas, como executar cálculos, enviar documentos, organizar e armazenar etc.

Essas atividades podem ser completamente executadas por computadores sem danos, pois são consideradas mecânicas. A tecnologia geralmente oferece à empresa as seguintes vantagens:

  • reduz os custos de material físico e a necessidade de contratar mais funcionários; 
  • reduz as chances de perda de documentos;
  • todas as tarefas são realizadas instantaneamente;
  • diminui a quantidade de trabalho operacional realizado pelos funcionários, o que permite dedicação à atividade principal do negócio.

2. Análise comportamental

Outra novidade para a gestão de Recursos Humanos é a contratação de funcionários a partir de suas atitudes e seu comportamento, em vez de somente suas qualificações. No mercado de trabalho, grande parte das companhias só acompanha a formação técnica dos seus candidatos — isto é, a formação acadêmica e experiência de atuação.

No entanto, essa forma de avaliação é insuficiente para identificar o candidato mais adequado para o trabalho. Atitudes e comportamentos são críticos para determinar suas contribuições para o desenvolvimento da empresa.

O gerente de contratação deve estudar a mente do candidato, avaliar suas ações passadas e antecipar suas atitudes na empresa. Ele deve comparar o comportamento de cada indivíduo e identificar quais estão de acordo com a cultura e os valores do negócio. Somente após esse processo as análises de habilidades serão executadas.

3. Inclusão da Inteligência Artificial

AI é a imitação do raciocínio humano por meio de mecanismos ou software; os computadores tentam interagir com elementos e ambientes da mesma maneira que o homem, mas com vantagens de uma máquina: os processos são rápidos, precisos e sem erros.

Este é um conceito muito amplo, pois pode desenvolver várias ferramentas com diferentes funcionalidades. Em relação ao RH, existem três subgrupos de IA cuja aplicação prática na indústria é benéfica:

  • biometria: consiste na identificação de uma característica ou comportamento físico de uma pessoa. Atualmente é usada para basear a operação da máquina a partir do reconhecimento de íris, palma, impressão digital etc; 
  • bots e montadoras: realiza pesquisas e análises automatizadas de dados na Internet e nas redes internas da empresa; 
  • algoritmos: consistem em códigos que aprendem sozinhos com base nas ações dos indivíduos.

4. Utilização de People Analytics

People Analytics é uma expressão americana que pode ser traduzida como análise de pessoas. Como o nome indica, é o processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos indivíduos por tecnologia, e também é outra novidade para a gestão de RH.

Essa tecnologia é amplamente utilizada para auxiliar na escolha de profissionais alinhados às características da empresa, mas também pode ser usado em diversas situações, como decisões envolvendo contratação, corte de funcionários, elaboração de programas de treinamento, políticas de remuneração etc.

Então, a People Analytics estudará o comportamento a partir de fatos, estatísticas e parâmetros predefinidos, eliminando o viés e a subjetividade na escolha.

5. Desenvolvimento de competências

O desenvolvimento e gerenciamento de habilidades são uma metodologia moderna que se concentra no desenvolvimento permanente de profissionais, ou seja, na carreira de longo prazo dos funcionários.

O objetivo aqui é especializar cada vez mais a equipe para se alinhar aos valores da empresa. Esse desenvolvimento de pessoas adaptadas às competências e objetivos da empresa possui inúmeras vantagens, como a possibilidade de assumir atribuições cada vez mais complexas e adequar as expectativas do colaborador às das organizações.

6. Flexibilização do horário de trabalho

O perfil dos trabalhadores está mudando rapidamente com o passar dos anos. Há muito tempo, as pessoas trabalhavam em busca de um emprego estável, atualmente a prioridade é ter um emprego que traga satisfação e equilíbrio à vida pessoal e profissional.

As empresas adotam sistemas de gerenciamento em nuvem que permitem o trabalho em casa, para que os funcionários possam acessar a plataforma de trabalho em qualquer lugar, a qualquer momento, apenas acessando a Internet. Devido à popularidade desse novo tipo de trabalho, a reforma trabalhista formalizou o Home Office da CLT.

Graças a essa tecnologia, as empresas podem dar mais flexibilidade ao local e horário de trabalho. Essa inovação está fazendo com que horários de trabalho árduo caiam em desuso, e o que importa é que os funcionários cumpram suas tarefas no prazo e com qualidade.

Como você pode notar, boa parte das tendências para a área de gestão de RH partem de novas tecnologias. Isso significa que o uso de ferramentas que facilitam executar os processos com eficiência serão cada vez mais frequentes. Portanto, é importante destacar mais uma vez a necessidade de se atualizar sobre as novidades do setor.

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Tópicos: Gestão de RH

Postado por Dennis Mantovani em 10-02-2020 11:03