Postado por Undb em 30-11-2023 20:35

Curso de Odontologia: conteúdos e tudo o que você precisa saber sobre odontologia!

 
 
 
 
 
 
 
curso de odontologia

Você já se perguntou o que se estuda em odontologia ? Onde estudar ? Quais as dicas que você pode ter ao escolher cursar odontologia ?

A alta procura pelo curso de odontologia se deve ao fato de que a carreira para o profissional dessa área costuma ser muito positiva, e o índice de empregabilidade é alto tendo remunerações bastantes consideráveis, segundo o (CFO), Conselho Federal de Odontologia. 

A odontologia é uma das áreas mais populares da saúde e oferece diferentes formas de atuação para os profissionais que desejam construir carreira. Ela abrange o trabalho com crianças, adultos e idosos, visando questões de saúde, estética e reconstrução dentária.

Dito isto, vamos te apresentar alguns conteúdos envolvendo o curso de odontologia e outras dicas para que você fique por dentro e saiba como se destacar nessa carreira tão promissora. 

O que se estuda no curso de Odontologia ?

Na graduação de Odontologia, algumas disciplinas se destacam por sua relevância e impacto na formação profissional. Se você for iniciar o curso, é importante conhecer algumas delas: 

Anatomia 

A disciplina de Anatomia é o estudo sobre o corpo humano e seus sistemas.  Aplicando essa disciplina em odontologia, o foco é nas estruturas da cabeça e do pescoço, como por exemplo, ossos e dentes. 

Na anatomia ter conhecimento sobre a anatomia da cabeça e pescoço é essencial desde procedimentos estéticos a procedimentos funcionais. Na aplicação prática do conhecimento teórico de anatomia possui uma relação com a cirurgia traumatologia buco-maxilo-facial. Isso porque todo ato cirúrgico requer conhecimento de estruturas nobres e manejo de tecidos a serem executados pelo profissional. 

Porém, na anatomia não deve somente restringir a área em apenas no âmbito da especialidade em nível hospitalar mas também, aos procedimentos ambulatoriais que também são realizados pelo cirurgião-dentista.

Curso de Odontologia

Bioquímica 

Tida como uma das principais matérias no curso de odontologia, a Bioquímica estuda as estruturas orgânicas, as macro e biomoléculas, o funcionamento dos processos metabólicos e digestivos, além de estudar também a absorção de nutrientes.

De forma geral, a bioquímica consiste no estudo da estrutura molecular e função metabólica de biomoléculas , como por exemplo:

  • Proteínas
  • Enzimas
  • Carboidratos
  • Lipídios
  • Ácidos nucleicos.

No curso de Odontologia, o aluno é inserido nessa área de bioquímica na parte de sistema dental separado por duas categorias: dente e periodonto. Ainda nessa área, o estudante aprende o que é a bioquímica da saliva, itens como:

  • Secreção salivar;
  • Volume de fluxo salivar;
  • Fatores que afetam o fluxo;
  • Ambos os componentes.

Farmacologia

A disciplina de farmacologia é ensinada no curso de graduação de odontologia e contempla o estudo de diversas classes medicamentosas, formas de prescrição, avaliação de seus efeitos primários e colaterais. 

Nessa disciplina, o estudante de odontologia terá ênfase na atuação de medicamentos no corpo do paciente,uma vez que faz parte da rotina desse profissional a gestão do uso de alguns fármacos.

No curso, a disciplina de farmacologia é dividida de acordo com a sua ação no organismo em: farmacocinética e farmacodinâmica. Geralmente a disciplina é dada no ciclo básico do curso da graduação. A disciplina tem em média de 4 a 6 meses de duração e possui um cronograma apertado de estudos.

Bioética

A Bioética permite aos alunos que eles reflitam sobre a atuação do profissional considerando algumas questões éticas da profissão e da área da saúde em questão. 

A  disciplina dispõe de ferramentas para que os estudantes conheçam o desenvolvimento das ciências e as condutas ou responsabilidades do profissional da área da saúde e possam discutir suas atividades em contextos atuais. 

Ortodontia Preventiva

Na disciplina de Ortodontia Preventiva , os alunos irão aprender sobre oclusões, maloclusões e o comportamento das estruturas do crânio e da face. Nela o estudante também irá aprender a construir aparelhos ortodônticos, podendo também atribuir diagnósticos sobre a dentição dos pacientes. 

A matéria de ortodontia é relevante, visto que, uma das especialidades da odontologia indica seus estudos aos cuidados com o crescimento e desenvolvimento da face.

Propedêutica Clínica 

Nessa etapa, o curso de odontologia envolve a fase de exames clínicos e laboratoriais até o diagnóstico. O estudante irá aprender a identificar anormalidades na cavidade bucal por meio de exames. 

A disciplina também irá ensinar ao estudante como diagnosticar corretamente doenças periodontais e cáries, além de prescrever tratamentos e formas de prevenção aos pacientes. 

A propedêutica clínica abrange várias técnicas para chegar a uma conclusão sobre a condição dos pacientes.Pode ser dado por exames físicos, informações orais e anamnese.

Patologia

A disciplina de patologia é o estudo que aborda assuntos como a diferenciação celular, neoplasia, distúrbios circulatórios, lesões celulares, patogenia e alterações patológicas, a partir de conhecimentos teóricos e práticos.

O cirurgião-dentista, especialista em patologia oral, tem um importante papel no diagnóstico e tratamento de uma grande variedade de pacientes. Ele é responsável também pelo tratamento de doenças orais e as que relacionam com doenças de outras especialidades, doenças essas que podem ser de origem:

  • Neoplásica (neoplasias benignas ou malignas);
  • Infecciosa (vírus, bactérias, fungos);
  • Traumáticas (física,químicas);
  • Imunológicas ou auto-imunes (processos alérgicos e auto-imunes).

Epidemiologia 

Na disciplina de epidemiologia estuda a propagação e a evolução de doenças e epidemias nas populações, fatores condicionantes e modos de prevenção. 

Na grade curricular de Odontologia, a disciplina oferece bases dessa área do saber para desenvolver o pensamento crítico do aluno e ajudá-lo a compreender as evidências  científicas que sustentam o conhecimento. 

 

curso de odontoligia

 

O que um estudante de Odontologia precisa saber? 

Assim como em outras graduações, o estudante de odontologia precisa ter ciência de que o curso de odontologia é uma área que vai exigir dele muita responsabilidade porque isso contribui diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas. 

Por isso, o aluno deve estudar muito para conquistar boas notas nas disciplinas e adquirir o conhecimento passado nas aulas para que se torne um profissional capacitado em garantir atendimentos de boa qualidade, independente da área que ele irá se especializar. 

Dicas de como não sofrer nas disciplinas de Odontologia

A graduação de odontologia pode ser um curso que contenha uma carga horária pesada e exige do aluno uma grande dedicação. Porém, com muita disciplina e organização de estudo, é possível tirar boas notas e evitar a sobrecarga de matérias. Confira algumas dicas para você não passar por maus bocados nas disciplinas: 

  • Não deixar para estudar antes das provas;
  • Criar uma rotina de estudos e utilizar um cronograma de estudo realista;
  • Tirar dúvidas na sala de aula com os professores;
  • Organizar grupos de estudos com os seus colegas;
  • Fazer resumos de matérias estudantes depois das aulas;
  • Utilizar a biblioteca da faculdade para consulta a materiais complementares.
  • Caso esteja fazendo estágio, falar com outros dentistas e aproveitar para conversar sobre a profissão e seus principais desafios. 

Na undb, por exemplo, um ambiente acadêmico de aprendizagem colaborativa, com ferramentas de alto padrão que transforma o estudante no protagonista em seu processo de conhecimento. O Laboratório da Undb possui espaços com equipamentos de ponta, como ferramentas de informática, data show, lousa, ipads, plataforma digital e outros. 

Como é o estágio em Odontologia ? 

Existe um momento da faculdade em que o estudante precisa encontrar estágio dentro da sua área profissional, seja para o cumprimento de completar a carga horária do curso e cumprir as exigências do estágio obrigatório, regra que é exigida pela maioria das instituições ou para colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo da graduação. 

Como na maioria das graduações, o curso de odontologia exige que o estudante passe pelo estágio supervisionado. O estágio é etapa importante para que o profissional possa construir uma carreira de sucesso e é através dele que o estudante de Odontologia terá a oportunidade de desenvolver suas principais habilidades. 

A prática do estágio de Odontologia o aluno aprende a dar suporte ao dentista na realização de atividades da área, aprende também a desenvolver relatórios, aplicar processos clínicos de prevenção, restauração e cirurgias, entre outras atividades relacionadas. 

Onde estudar Odontologia ?

Caso você já tenha decidido seguir carreira na área de odontologia e queira iniciar sua graduação para se inserir no mercado de trabalho, a melhor escolha é optar por uma das instituições mais qualificadas para te ajudar nisso. O bacharelado de Odontologia da UNDB é uma ótima escolha para isso. 

Na Undb, o aluno tem a oportunidade de estudar com uma estrutura de última geração, permitindo um maior desenvolvimento dos alunos desde da relação com os professores, a metodologia de ensino inovadora. 

Na UNDB após a realização do vestibular você também pode escolher como deseja ingressar na graduação. Existem algumas formas de entrada, como por exemplo, com a nota do Enem ou pelo vestibular da instituição. 

Para ingressar na graduação de odontologia da UNDB é simples, basta acessar o site da instituição e preencher a ficha de inscrição do curso. Você também pode ficar ligado nas datas dos próximos vestibulares pelo site ou pelas redes sociais. 

Outro meio possível de ingresso na instituição é avaliação do ENADE (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes. Cujo objetivo do ENADE é avaliar o aluno e a instituição para medir a qualidade do ensino, tanto para o aluno quanto para a instituição onde ele estuda.

Isso porque, alguns processos seletivos, consideram a nota que a instituição do candidato obteve no Enade, sendo o conceito 3 a média da maioria das universidades. 

Veja também:

Tópicos: Odontologia

Postado por Undb em 30-11-2023 20:35