Postado por Dennis Mantovani em 27-03-2020 20:02

O que um profissional de Logística faz? Conheça o curso!

 
 
 
 
 
 
 
Profissionais de Logística em armazém

Profissionais de logística em armazém

A faculdade de Logística é uma das alternativas que prepara estudantes para encararem o mercado de trabalho do futuro. A demanda por pessoas formadas nessa área aumenta a cada ano e a tendência não parece mudar.

Existem vários motivos para isso acontecer, como a adesão de processos digitais, crescimentos de e-commerces, aumento das disputas comerciais, dentre outros.O profissional de Logística tem sido uma peça-chave dentro de qualquer empresa contemporânea.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse profissional, sua formação e como o mercado de trabalho o enxerga? Então, continue a leitura.

Qual é a função de quem faz a faculdade de Logística?

A área de Logística é a responsável pela administração de recursos e materiais usados por uma empresa. O especialista nesse processo cuida de todo o trânsito e armazenamento de matérias-primas e mercadorias.

Imagine, por exemplo, uma empresa que produza celulares. O profissional em Logística faz o controle das peças em estoque, acompanha a produção de produtos, cuida das embalagens e do armazenamento dos aparelhos prontos, seleciona as melhores rotas de transporte e libera a entrega da carga.

Em outras palavras, quem trabalha em Logística acaba cuidando de tudo o que é necessário para a empresa tenha sua parte operacional (produção e distribuição de produtos) em perfeito estado.

Veja também:

Como o profissional de Logística é visto pelas empresas?

O profissional de Logística durante muito tempo foi visto com um “mal necessário” para as companhias. As empresas precisavam dele para fazer o gerenciamento de produtos e matérias-primas, mas a área representava apenas um custo extra nas operações.

Entretanto, essa situação mudou drasticamente nos últimos anos. Com o aumento da concorrência e do crescimento do comércio eletrônico o profissional de Logística acabou ficando responsável por boa parte da atuação estratégica das grandes empresas.

Para você ter uma ideia de como ele tem lugar de destaque, agora imagine o seguinte: uma pessoa abre um e-commerce para revender produtos (ou seja, essa pessoa não produz, apenas compra da empresa A para vender para o cliente B).

Todo o trabalho que esse negócio tem é o processo logístico, a administração de pessoas, a gestão financeira e o Marketing. Não só isso, a Logística representa a real atividade da empresa e essas outras áreas dão suporte a ela, gerando clientes e garantindo o fluxo de caixa.

Mesmo nas grandes indústrias o profissional de Logística tem papel de destaque. Na produção ele cuida dos estoques e faz um processo chamado de gestão just-in-time (compra novas matérias-primas assim que são necessárias, sem deixar a produção parar, mas sem fazer grandes estoques).

Também existe a prática de Logística Reversa (recolhimento de produtos devolvidos pelos clientes), entrega no mesmo dia, definição de rotas de transporte, acondicionamento de produtos etc.

Graças ao que o setor logístico é capaz de fazer as empresas podem poupar dinheiro, produzir mais, entregar com eficiência e, principalmente, garantir a satisfação de seus clientes.

Quais são as perspectivas para quem faz o curso de Logística?

Como o mundo está mudando muito rápido, uma das principais dúvidas de qualquer jovem é se a área que ele quer estudar ainda vai continuar existindo no futuro. Afinal de contas, vemos um processo de automação e de integração de Inteligência Artificial em todos os setores, não é mesmo?

Bom, na área de Logística podemos esperar as mesmas coisas. Hoje os profissionais das grandes companhias já não trabalham sozinhos, eles tem a ajuda de softwares modernos que aceleram a gestão de informações.

A tendência é que continue dessa forma: programas e máquinas que facilitam o trabalho, mas sempre com um profissional responsável que vai coordenar e tomar decisões com base nas informações que são filtradas. A grande diferença é que em vez de fazer todo o levantamento de informações sozinho (custo de frete, pedágios e prazos, por exemplo), o próprio software vai ajudar.

O que é aprendido no curso de Logística?

Durante a graduação em Logística (que dura apenas dois anos!) você aprende tudo o que precisa saber, de forma prática, para atuar nesse setor. Ao longo dos períodos são estudados aspectos fundamentais que interferem na sua qualificação profissional.

No curso você aprenderá sobre:

  • tipos de armazenamento e estratégias de armazenamento;
  • tipos de modais (meios de transporte) e principais utilizações;
  • gestão de estoque e controle de pedidos de compra de matéria-prima;
  • recebimento e envio de mercadorias (produtos e matérias-primas);
  • gestão de pessoas na área Logística;
  • princípios básicos de Administração.

Como você pode ver, os conhecimentos aprendidos ao longo do curso são suficientes para que você entenda como trabalhar com outras pessoas e saiba pensar estrategicamente nas medidas que adota na sua rotina.

Como ser um profissional em Logística?

A faculdade de Logística é o primeiro passo para você se tornar um profissional respeitado nessa área. Além de todo o conhecimento teórico, os estágios ajudam a colocar em prática o que é aprendido e te ensinam a lidar com questões práticas do dia a dia dessa profissão.

Nesse caso, existem dois tipos de estágios. O primeiro é o estágio curricular, que é feito na própria Instituição de Ensino ou em uma empresa parceira e conta com a orientação de algum professor do seu curso. O outro é o estágio remunerado, que você pode buscar por conta própria, e nele seu papel é auxiliar um profissional da Logística na rotina de atividades, dando suporte sempre que ele precisar.

Em ambos os casos, o aprendizado prático é muito importante e enriquece sua formação. Ao terminar a graduação você já sai pronto para o mercado de trabalho e tem ciência de qual é o seu papel nas empresas.

Quer dar um passo em direção a sua carreira na área da Logística? Então, inscreva-se na UNDB!

Quero me inscrever em Logística!

Tópicos: Logística, Curso de Logística

Postado por Dennis Mantovani em 27-03-2020 20:02