Postado por Dennis Mantovani em 04-11-2019 9:00

Qual carreira devo seguir: Humanas, Exatas ou Biológicas?

 
 
 
 
 
 
 
qual carreira seguir

Você sabe qual área do conhecimento se encaixa melhor no seu perfil? Por exemplo, deseja se aprofundar em estudos nos campos das Ciências Biológicas, Humanas ou Exatas?

Guia de carreira

Se você olhar para uma divisão universitária, normalmente encontrará cursos e grades curriculares que "integram" vários campos do conhecimento, como um engenheiro que precisa conhecer a arte do design, da física, da matemática etc. Portanto, talvez seja melhor simplesmente se referir a "campos do conhecimento" sem especificar os cursos, por enquanto. 

Tire suas dúvidas sobre essas divisões acadêmicas a seguir. 

Áreas do conhecimento

As áreas do Conhecimento CNPQ constituem um esquema de categorização de especialidades do conhecimento. Como ponto de partida, você pode identificar, recuperar e analisar documentos de vários bancos de dados pertencentes ao mesmo assunto.

O Portal de Periódicos da CAPES/MEC oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais. O banco de dados reúnem, desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

qual carreira seguir

Diferença entre as áreas

Veja sobre cada uma das áreas nos tópicos seguintes, e saiba qual a melhor carreira seguir.

Humanas

Nos Cursos de Humanas, os alunos comunicaram e cultivaram a compreensão contextual da filosofia, linguagem e literatura em relação à sociedade. E por vezes, envolveram-se efetivamente em habilidades e processos criativos ou interpretativos. 

Os estudantes devem ler e analisar vários textos e, com a prática de analisá-los, ganharão uma base, podendo elaborar trabalhos únicos e, ao mesmo tempo, representativos em termos de pensamento e/ou expressão.

Os alunos também devem ser capazes de identificar grandes movimentos e pensadores nas artes liberais e analisar obras nas Ciências Humanas, tanto com referência a outras obras semelhantes quanto como objetos individuais de estudo.

Além de possuir de uma variedade de assuntos e atuações, o campo das artes, literatura, música e dança entende o desenvolvimento histórico das Ciências Humanas, incluindo: literatura, música, pintura, teatro e filosofia. 

Os cursos da área de Humanas são: 

Ciências Exatas

As Ciências Exatas têm como princípio o raciocínio lógico. E, por isso, concentram seus estudos nas disciplinas de matemática, química e física como elementos fundamentais. Essa ramo do conhecimento é uma dos mais antigos, pois conhecido desde a antiguidade, e é empregado na resolução de problemas e na avaliação de novas hipóteses.

Fazem parte de grandes descobertas da humanidade os feitos da engenharia, aeronáutica,  bens minerais e tecnológicas sustentáveis. 

Entre as principais carreiras relacionadas com as Ciências Exatas podemos citar:

Biológicas

Os programas de Bacharelado em Ciências Biológicas examinam muitas áreas das da vida, como microbiologia, ecologia e bioquímica. Os programas de graduação, em geral, duram cerca de quatro anos, incluindo microbiologia, biologia molecular, biologia humana e biotecnologia.

Oportunidades de carreira para os egressos de Ciências Biológicas são amplas. Os graduados podem ocupar posições em órgãos públicos , hospitais, universidades, empresas farmacêuticas, centros de resgate de animais, museus, zoológicos, empresas de processamento de alimentos,  empresas de biotecnologia e muito mais 

Lembrando que profissionais com diploma em Biologia também são necessários em setores tão variados quanto vendas, marketing e publicação. Algumas das principais carreiras relacionadas com as Ciências Biológicas são:

Os estudantes que desejam aprofundar sua ampla trajetória de educação biológica têm a opção de se formar em Ciências Biológicas. Esse tipo de diploma avançado é essencial para aqueles que desejam realizar pesquisas independentes ou ensinar nos níveis fundamental e médio.

passar no vestibular

Cursos em São Luís

A UNDB possuir diversos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. A estrutura de ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO é realizada por meio de projetos acadêmicos, com base nos seguintes princípios:

  • Metodologia de ensino voltada para os problemas e processos da realidade empresarial;
  • Acompanhamento sistemático dos alunos nas atividades de pesquisa e extensão, com professores dedicados a estimular o espírito crítico, reflexivo e a busca criativa de soluções para as questões do desenvolvimento socioeconômico e humano da região de São Luís no Maranhão;
  • Oferta de oportunidades de estágios e experiências em projetos empresariais, em prol da articulação acadêmica e profissional;
  • Integração com a comunidade empresarial, acadêmica e científica; realizando visitas técnicas, participando seminários e debates sobre temas emergentes, e produção de artigos em parceria com núcleos de estudos e professores de referência;
  • Utilização de recursos tecnológicos de ponta para a conexão do trabalho acadêmico com a atividade empresarial e científica, em diversas áreas e regiões.

O Centro Universitário Dom Bosco

A UNDB dispõe de infraestrutura adequada para os cursos superiores das mais diversas áreas do conhecimento, a contar com cinco laboratórios de informática para aulas, práticas extraclasse, pesquisas na rede, levantamentos de dados e demais atividades acadêmicas. 

Além disso, possui um teatro climatizado e equipado com recursos multimídias e capacidade para 300 (trezentos) espectadores, bem como ginásio coberto, com capacidade para até 5 mil pessoas.

Os ambientes de aprendizagem são colaborativos, e contam com sala 3.0, ambiente gamificado e aceleradora de startups disponíveis para alunos, corpo docente experiência em suas práticas acadêmicas e muitas outras vantagens, as quais só os alunos da UNDB têm!

As coordenações dos cursos possuem ainda, estações de trabalho para uso da equipe acadêmica e salas de atendimento individual aos alunos, além de ampla sala de professores, de uso exclusivo dos docentes.

E você, está esperando o quê? Conheça os cursos em São Luís, e confira toda a oferta acadêmica a seu alcance!

Faça o download gratuito do e-book!

Tópicos: áreas do conhecimentos

Postado por Dennis Mantovani em 04-11-2019 9:00