Grade Curricular

GRADE CURRICULAR

Faça o download da grade curricular aqui!

Horários

HORÁRIOS

Noturno, 19h às 22h30

Somos quase 8 bilhões de pessoas morando em mais de 190 países diferentes. Se alguma destas pessoas quiser fazer comércio com outra, que esteja em um país diferente, que dificuldades vai enfrentar?

Muitas!

Afinal, cada país é um mundo à parte, com suas próprias regras, sua própria cultura e procedimentos comerciais muito específicos.

E quem sabe lidar muito bem com tudo isso é o profissional de Comércio Exterior, uma atividade que existe desde o surgimento das primeiras civilizações, mas que ficou muito mais complexa e dinâmica no século 21.

Quem faz o curso de Comércio Exterior 4.0 da UNDB pode trabalhar ligado a empresas ou a governos. Precisa ser uma pessoa atualizada com a legislação, em sintonia com o noticiário econômico, com os fatos políticos e deve estar atento às relações diplomáticas entre os países de seu interesse.

O QUE O BRASIL COMERCIALIZA COM O EXTERIOR?

Os dez principais produtos EXPORTADOS pelo Brasil são soja, petróleo, minério de ferro, carne de frango, farelo de soja, carne bovina, grão de café, aviões, milho e automóveis.

Já os dez principais produtos IMPORTADOS por nós são petróleo bruto, automóveis, óleos combustíveis, autopeças, medicamentos, nafta, componentes eletrônicos, hulha, peças de recepção e transmissão, e cloreto de potássio.

Nossos maiores parceiros comerciais são China, Estados Unidos, Argentina, Holanda e Alemanha. Mas negociamos com muitas outras nações.

INTERESSES EM CONFLITO

Na mesma velocidade que novas tecnologias nos dão a sensação de estarmos rompendo fronteiras, o surgimento de novas leis dentro dos países cria barreiras para que os produtos que chegam do exterior não prejudiquem os produtores locais.

A mediação destes interesses conflitantes cabe a entidades como a OMC, Organização Mundial do Comércio, um órgão da ONU.

UNDB_CTA

MERCADO DE TRABALHO

À medida em que o Brasil se abre para o mundo, o mercado de trabalho se abre para o profissional brasileiro de Comércio Exterior.

Afinal, acordos internacionais (como o firmado entre o Mercosul e a União Europeia) abrem novas oportunidades para empresas, governos, e para você que deseja começar nessa carreira.

Cada novo acordo cria novas exigências para os produtos e serviços brasileiros que pretendem entrar naqueles países. De modo inverso, o mesmo se dá com relação às regras e oportunidades ligadas aos produtos que chegam ao Brasil vindos do exterior.

Para facilitar o fluxo deste comércio, você poderá trabalhar em empresas que fazem importação e exportação, companhias de logística, importadoras, operadoras de câmbio ou de seguros, bancos, agências do governo e consultorias.

Dentro destas empresas você poderá atuar na área de logística, marketing internacional, intermediação, na área de gestão ou financeira.

O Brasil é considerado um dos países com legislação mais complexa e burocrática do mundo, por isso o profissional de comércio exterior é uma peça fundamental para a concretização de bons negócios.

Os salários podem ficar na faixa de R$ 3.300,00 no início de carreira. Rio de Janeiro e São Paulo são importantes mercados, mas é a região Sul do Brasil onde os profissionais são mais valorizados.

A porta de entrada da carreira para quem vem dos cursos de graduação costuma ser a área comercial das empresas. Já os formados como tecnólogos voltam-se para as áreas mais operacionais.

PERFIL PROFISSIONAL

Quem deseja construir uma carreira no Comércio Exterior deve ser capaz de identificar as necessidades de seus clientes e fornecedores, deve ter habilidade para perceber as oportunidades comerciais e ter bom conhecimento das leis e tratados comerciais entre os países.

Naturalmente só é possível iniciar nesta carreira quem domina outros idiomas, especialmente o inglês e o espanhol, mas também com crescente destaque para o mandarim, idioma falado na China.

Quanto mais idiomas você dominar, maior será seu leque de opções de países com os quais poderá trabalhar.

O profissional de Comércio Exterior desenvolve planos de marketing para promover o produto ou serviço, cria planos de logística para viabilizar o transporte dessa mercadoria de um país ao outro, fazer cálculo de impostos, tarifas aduaneiras, e cuidar para que todas as iniciativas comerciais estejam alinhadas com a cultura do país estrangeiro.

Um aspecto importante a ser considerado: você deve ser bom em enxergar detalhes. Afinal, escondidas no meio de todo aquele monte de leis do outro país com o qual você vai negociar, sempre podem estar escondidas armadilhas a serem evitadas ou boas oportunidades a serem exploradas.

Quem souber enxergar, estará um passo adiante de seus concorrentes.

E, como a profissão tem “comércio” no nome, é fundamental que você tenha uma grande habilidade para negociar.

O CURSO

O curso de Comércio Exterior da UNDB tem uma proposta acadêmica diferenciada que coloca você como protagonista do seu aprendizado.

É um curso com 1880 horas, no modelo 4.0, em que os alunos têm acesso à plataforma com conteúdos on-line disponíveis 24 horas por dia, que os ajudam a estudar e se preparar para os encontros presenciais que acontecem duas ou três vezes por semana.

Durante esses encontros presenciais o professor atua como um facilitador, mediando discussões e atuando como mentor dos alunos em sua busca por soluções para problemas reais voltados à realidade do mercado. Também é vivenciada pelo aluno uma marcante troca de experiências com profissionais, visitas técnicas e eventos que complementam de forma significativa os conteúdos propostos.

O aprendizado é baseado em práticas colaborativas com o uso das metodologias ativas, voltadas à autonomia do processo de aprendizagem e valorização da experiência.

A infraestrutura do Centro Universitário oferece tecnologia de ponta e eficiência educacional para tornar seu aprendizado completo.

No curso de Comércio Exterior da UNDB 4.0 seus professores serão Mestres e Doutores totalmente em sintonia com as melhores práticas do mercado e suas tendências. E este conhecimento teórico estará conectado com o Escritório Escola de Gestão, onde vai poder colocar em prática tudo aquilo que aprendeu durante as aulas, vivenciando o mercado, entendendo suas particularidades e evoluindo profissionalmente.

Durante seu curso de Comércio Exterior na UNDB 4.0 você vai estudar problemas reais e será estimulado a desenvolver soluções que sejam desejáveis à comunidade, factíveis tecnologicamente e viáveis economicamente, sintetizando assim o que estudou em diferentes disciplinas.

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Tecnólogo

icon2

Modalidade:

Presencial

icon3

Duração:

4 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):

Noturno

   

 

jarbas_profile (1)
 
Tire suas dúvidas sobre o curso com o coordenador:
Jarbas Feitosa

Tour 360º