Postado por Dennis Mantovani em 05-03-2020 17:01

Como devo me preparar para entrar na faculdade de Direito?

Estudante da faculdade de Direito com caneta em uma mão, celular na outra e em frente a um laptop

Entrar na faculdade de Direito é o sonho de muitos candidatos. Por esse motivo, o curso, símbolo de tradição e de uma carreira próspera, é um dos mais concorridos. Os 5 anos de bacharelados são intensos, mas a dedicação precisa começar antes mesmo da aprovação para que o nome surja na lista dos classificados.

Curso de Direito

O ano de vestibular e Enem é exigente para qualquer estudante, independentemente da área e do curso escolhido. No entanto, aqueles que pretendem fazer graduação em Direito precisam demonstrar uma performance excelente nas provas para conseguir ultrapassar a acirrada concorrência.

Esse é o curso dos seus sonhos? Então leia esse artigo até o fim para saber como fazer do seu processo de preparação uma trajetória perfeita para o sucesso.

O que um futuro bacharel em Direito precisa fazer para ser aprovado

É verdade, nós sabemos que o caminho até a aprovação pode ser trabalhoso, mas não é o momento de desanimar. Esse é apenas o primeiro desafio da sua carreira como jurista que ainda nem começou. Confira essas dicas de estudo para Direito e mãos à obra!

Tenha uma rotina de estudos muito bem estruturada

A organização deve fazer parte da vida de qualquer estudante que queira ser aprovado no vestibular. É importante lembrar que o curso de Direito é especialmente concorrido.

Um cronograma ou plano semanal de estudos será fundamental para distribuir os conteúdos e disciplinas. Dessa forma, é possível saber exatamente o que e quando cada matéria será estudada. Dessa forma, a gestão do tempo será mais eficiente.

O ideal é que essa rotina seja implantada desde o início do ano letivo, ainda quando as datas das provas estiverem bem distantes. Assim, a tentação de deixar tudo para as últimas semanas é menor. Lembre-se: organização e disciplina são os melhores remédios contra a procrastinação.

Experimente diferentes técnicas de estudo

Já está mais do que comprovado que todos nós temos formas diferentes de aprender. Alguns assimilam mais facilmente fazendo resumos enquanto outros preferem fazer explicações em voz alta sobre o assunto.

Explore diferentes métodos e descubra os que são mais eficientes para você. Teste mapas mentais, alternância entre disciplinas, utilizar fluxogramas e o que mais for possível. Nem sempre estudar significa apenas fazer leituras extensas sobre os assuntos. E se existem formas de otimizar o processo de aprendizagem, por que não experimentar em um momento tão importante como esse?

Mantenha-se atualizado

As provas de vestibular estão cada vez mais contextualizadas. Por isso, além de cumprir com o que é visto em sala de aula e nos livros, não deixe de prestar atenção nas notícias. Saber o que se passa no mundo em termos sociais, políticos e ambientais ajudará a responder questões e até mesmo a fazer uma redação mais completa.

Aprofunde-se nas temáticas

A diferença entre um candidato com uma performance insuficiente e outro com um excelente desempenho está, muitas vezes, no aprofundamento. Enquanto um fica preso aos assuntos solicitados, o outro vai mais além. Faz conexões, avança na matéria e tenta aprender mais do que aquilo que é pedido.

Essa dedicação faz com que o aluno tenha mais intimidade com os conteúdos e aprenda de fato. Ou seja, o seu repertório é muito maior.

Conheça o estilo de prova que vai fazer

Cada vestibular é diferente e tem um estilo próprio. O Enem, por exemplo, tem uma estrutura muito particular, inclusive na forma como as áreas de conhecimento são organizadas. As questões também podem ter enunciados muito complexos, cheios de “pegadinhas”.

Para não ser apanhado(a) de surpresa, não cair nas armadilhas e garantir a sua entrada em uma graduação em Direito, estude as provas dos anos anteriores. Veja que conteúdos são cobrados com mais frequência e como eles aparecem nos exames.

Não esqueça da Redação

Como estudante de Direito e futuro profissional, você vai precisar escrever muito e muito bem. E a  demonstração de cuidado com a escrita deve começar antes mesmo da classificação, ainda na prova.

A sua pontuação na Redação pode fazer muita diferença, ainda mais por estarmos falando sobre um curso de Humanas. Garanta um bom desempenho na prova treinando bastante a argumentação, revisando o texto para evitar erros gramaticais e reservando tempo suficiente no dia do exame para escrever com calma.

Onde fazer curso de Direito em São Luís

Ser aprovado em Direito é incrível, mas ser aprovado em Direito na única instituição de ensino superior privado do Maranhão a receber o Selo Nacional de Qualidade OAB é ainda melhor. Frequentar a UNDB é garantia de ensino de qualidade e de um preparo completo para a vida profissional.

Com uma alta taxa de aprovação no exame a Ordem dos Advogados, o curso de Direito da instituição é uma referência no estado, tanto no meio educacional como no mercado de trabalho. O diploma emitido pela instituição não é apenas reconhecido pelo Ministério da Educação como também respeitado pelos empregadores.

Única no Maranhão a trabalhar uma metodologia ativa de ensino desde o início do curso, a UNDB possui bolsas de estudo, como o ProUni, e de financiamento, como o Fies, PRAVALER e Fundacred. Vale destacar ainda a moderna infraestrutura da instituição e o corpo docente extremamente atualizado e capacitado.

Não restam dúvidas que a UNDB tem tudo o que você precisa para receber a melhor formação, quer a sua escolha futura passe pelo meio acadêmico ou profissional.

E então, o que está esperando para se inscrever?

Quero me inscrever em Direito!

Tópicos: Curso de Direito

Postado por Dennis Mantovani em 05-03-2020 17:01