Postado por Dennis Mantovani em 16-03-2020 9:48

Cursos tecnólogos podem oferecer entrada rápida no mercado?

Profissional que optou pelos cursos tecnólogos e teve uma rápida entrada no mercado de trabalho

Os cursos tecnólogos surgiram para oferecer a possibilidade de se finalizar uma graduação e obter um diploma de Ensino Superior rapidamente. Enquanto as licenciaturas e bacharelados duram de 4 a 6 anos, os tecnólogos podem ser cursados em até metade deste tempo.

A modalidade conquista cada vez mais estudantes e, entre 2008 e 2018, o número de ingressantes na mesa aumentou mais de 100%. Os dados são da última edição do Censo da Educação Superior, publicada em 2019, e confirmam uma tendência que pode continuar.

Para entender mais sobre os tecnólogos e por que tantas pessoas optam por eles, continue lendo o post!

O que é e como funciona um curso de tecnologia

Como já foi mencionado anteriormente, os cursos tecnólogos são graduações mais curtas. No entanto, também valem como curso superior, permitindo, inclusive, o acesso a pós-graduações stricto e lato sensu.

Diferentemente das outras modalidades, oferecem uma formação mais específica e direcionada dentro das grandes áreas de conhecimento. As disciplinas equilibram teoria e prática e foram desenhadas para estarem mais concentradas em questões do mercado de trabalho. Ou seja, o objetivo dos tecnólogos prende-se mais em formar profissionais do que pesquisadores.

É importante ressaltar que os cursos de tecnologia são validados pelo Ministério da Educação. Desde que a instituição escolhida seja autorizada pelo órgão, o diploma emitido no fim do curso é tão válido como o de qualquer outra graduação.

Vale lembrar ainda que tecnólogos não são cursos técnicos. Os técnicos estão equiparados a uma formação profissionalizante ou mesmo ao Ensino Médio e não equivalem a uma graduação.

Cursos oferecidos nesta modalidade

O nome já deixa bem claro que os tecnólogos têm uma ligação com a tecnologia, mas isso não significa que atendem apenas a essa área. Na verdade, o Ministério da Educação definiu 13 áreas nas quais são encaixados dos cursos desta modalidade e elas vão desde Ambiente e Saúde até Produção Cultural e Design.

Quando o assunto são cursos tecnólogos em São Luís, vale destacar a oferta formativa muito bem definida da UNDB, que foca no forte eixo de Gestão e Negócios. É nesse setor que estão algumas das carreiras mais procuradas e com os salários mais altos do mercado.

Com o modelo UNDB 4.0, cada graduação é ainda mais potencializada, pois os estudantes têm acesso ao que há de melhor e mais moderno em termos de métodos de ensino. As metodologias ativas de aprendizagem ajudam os futuros profissionais a preparar-se para chegar ao mercado de trabalho com muito mais protagonismo.

Os cursos disponíveis no centro universitário são os seguintes:

Cursos tecnólogos: mercado de trabalho

Uma das grandes vantagens dos tecnólogos é a rapidez na formação. Em apenas 2 anos, é possível sair do curso com um diploma de curso superior na mão. Mas será que essa velocidade no processo é vista com bons olhos pelos recrutadores e empresas?

Não por acaso os cursos de tecnologia respondem justamente a uma demanda criada pelo mercado de trabalho. Profissionais cada vez mais especializados passaram a ser requisitados com urgência e foi assim que essas graduações nasceram. Ou seja, o mercado recebe exatamente o que ele está pedido.

Ao invés de esperar que os estudantes concluam a graduação, pensem no assunto e depois é que se decidam por fazer uma pós-graduação para se especializar, o processo é muito mais rápido com os tecnólogos.

À primeira vista pode parecer limitador, mas a verdade é que o caminho é apenas mais direto. A intenção não é que os tecnólogos substituam os outros tipos de graduação, até porque a proposta é diferente. Para quem já sabe exatamente em que setor quer atuar e pretender pegar um atalho que conduz rapidamente à vaga de trabalho mais próxima, essa é a melhor opção.

Entre os mais de 130 tecnólogos registrados pelo Cadastro Nacional dos Cursos Superiores em Tecnologia, há espaço para todos e nas mais diversas áreas. Só é preciso escolher.

Há alguns anos, a confusão entre cursos técnicos e tecnólogos fez com que ambos fossem equiparados e as chances fossem restritas para os egressos de cursos de tecnologia. A matriz curricular mais enxuta gerou muita desconfiança. No entanto, o processo de educação e conscientização já melhorou bastante o cenário, tanto é que as oportunidades para tecnólogos só crescem, seja no setor público ou privado.

Vale a pena fazer tecnólogo?

Neste momento, constam cursos tecnólogos na lista das graduações com mais ingressantes. Essa informação certamente quer dizer alguma coisa. Os estudantes sabem que não é importante apenas fazer um curso superior em dois anos, mas ter a certeza de que essa formação será valorizada como merece e que abrirá portas.

Os cursos de tecnologia ajudam a dinamizar a relação entre ensino superior e prática profissional, muitas vezes tão descompassada. Esse estreitamento é muito valioso para os profissionais, mas também para as áreas de conhecimento que se renovam.

Optar por um tecnólogo é uma decisão bastante pessoal, mas, para quem ter certeza do que quer, vale muito a pena. Você se forma exatamente no que pretende, faz uma graduação mais econômica, segue direto para o mercado e ainda pode concorrer a concursos públicos de nível superior. Esta combinação não tem como dar errado.

E então, já escolheu o curso tecnólogo que vai mudar a sua vida para sempre?

Veja 6 motivos para fazer um curso Tecnólogo!

Tópicos: Mercado de Trabalho, cursos tecnólogos

Postado por Dennis Mantovani em 16-03-2020 9:48