Postado por Dennis Mantovani em 06-03-2020 17:32

Saiba quais são os 6 motivos para fazer um curso Tecnólogo!

Profissionais de negócios formados em cursos tecnólogos e rapidamente inseridos no mercado de trabalho

De acordo com o mais recente Censo da Educação Superior, o número de ingressantes em cursos tecnólogos dobrou entre 2008 e 2018. Atualmente, já há mais estudantes que optam por esta modalidade do que pelas licenciaturas. Uma demonstração clara de que a tendência veio para ficar.

Os cursos de tecnologia são graduações mais curtas, com uma duração que pode ir de um ano e meio a três anos. Nesses casos, a formação é mais específica e prática. A grade curricular de cada tecnólogo é pensada para atender necessidades e demandas urgentes do mercado de trabalho, estreitando a relação entre esse meio e a academia.

6 razões para optar por um tecnólogo

Para entender a importância dos cursos tecnólogos na atualidade é fundamental conhecer os motivos que levam as pessoas a optarem por eles.

Se você já ouviu falar sobre a possibilidade, mas ainda tem dúvidas sobre se esta é uma boa opção, então está na hora de esclarecê-las. Conheça agora as principais vantagens de cursar e obter um diploma de tecnólogo.

1. Você entra mais rápido no mercado de trabalho

Enquanto as licenciaturas e os bacharelados duram de 4 a 6 anos, um tecnólogo pode ser feito na metade do tempo. Isso significa, obviamente, entrar no mercado muito mais rapidamente e melhor: com qualificação.

Em uma sociedade em que, cada vez mais, o tempo é dinheiro, é claramente muito mais vantajoso concluir uma graduação em menos tempo e com a mesma qualidade.

2. Os conteúdos são mais focados na prática profissional

Como já foi mencionado anteriormente, a estrutura curricular desse tipo de curso é pensada para ser muito mais prática. Há uma base teórica por trás de tudo, mas a preocupação é que aquele conteúdo ensinado ali possa ser aplicado no universo profissional.

Por ter um direcionamento proposital para o mercado de trabalho, a taxa de empregabilidade dos tecnólogos é bastante alta. Muitos estudantes concluem a graduação já com um contrato de trabalho.

3. O investimento é mais baixo

Uma menor duração significa menos tempo pagando as mensalidades da faculdade. A economia varia de 40% a 50%. Uma boa notícia para quem quer ter um curso superior, mas está com o orçamento apertado.

Além disso, também é possível se candidatar às bolsas do ProUni e Fies para ter apoio na conclusão desse tipo de graduação.

4. Você pode fazer uma pós-graduação depois

Quem disse que as pós-graduações só são uma opção para quem faz licenciatura ou bacharelado? O diploma de um curso de tecnologia tem a mesma validade que os das outras modalidade e, portanto, permite o acesso a uma pós, seja stritcto ou lato sensu.

5. Também é possível fazer concursos públicos

Um fato importante a saber é que os cursos tecnólogos são reconhecidos pelo MEC. Ou seja, já receberam a validação mais oficial possível. Desde que a instituição de ensino que ofereça a graduação tenha autorização do órgão para tal, o diploma serve como uma comprovação do grau concedido.

Esta regra vale para tudo, inclusive para concursos públicos. Concluindo um curso tecnólogo, você pode se candidatar para os cargos de nível superior.

6. A oferta de cursos é bastante diversificada

Mais curtos, com um bom preço, um diploma válido. Parece interessante, mas não acaba por aí. Em cada setor, a oferta de cursos tecnólogos é vasta.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, cuja versão mais recente foi divulgada em 2016, estavam registrados, até então, 134 graduações nesta modalidade divididas nas seguintes áreas:

• Ambiente e Saúde;
  • Controle e Processos Industriais;
  • Desenvolvimento Educacional e Social;
  • Gestão e Negócios;
  • Informação e Comunicação;
  • Infraestrutura;
  • Militar;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Produção Industrial;
  • Recursos Naturais;
  • Segurança;
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Onde encontrar os melhores cursos tecnólogos em São Luís

Para ter a certeza que o curso tecnólogo vai dar as ferramentas e as formações que você precisa para ter uma carreira de sucesso, é fundamental escolher uma instituição de ensino de qualidade.

Em São Luís você pode contar com a estrutura e a excelência da UNDB. Com uma notável experiência no mercado educacional, o centro universitário desenvolveu um modelo inovador de ensino que abrange alguns bacharelados e todos os tecnólogos. O UNDB 4.0 aposta no ensino híbrido, com recurso a tecnologias e aulas presenciais nas formações.

Durante a graduação que segue essa linha, o estudante tem acesso a uma plataforma digital 24 horas por dia onde estão as videoaulas e mais materiais. Os encontros presenciais, que acontecem de duas a três vezes por semana, são focados na análise e resolução de casos.

Esse modelo torna o aluno muito mais ciente e protagonista do seu processo de aprendizagem e ainda estimula o espírito empreendedor. Além disso, a abordagem é interdisciplinar e permite o desenvolvimento de futuros profissionais dotados de uma visão mais global.

Desenhados para funcionar nesse formato, os tecnólogos da UNDB podem ser concluídos em apenas 2 anos. Depois disso, as portas do mercado de trabalho estão abertas e será muito mais fácil conseguir uma oportunidade com o diploma de uma das universidades mais respeitadas do Maranhão.

Os cursos oferecidos são:

Se quer estudar em uma instituição que oferece infraestrutura com tecnologia de ponta, conta com um corpo docente especializado e faz uso de metodologias ativas de ensino, a UNDB é a resposta.

Quero me inscrever!

Tópicos: cursos tecnólogos